SP vacina 100% do rebanho estadual contra a febre aftosa





Campanha do Governo do Estado imunizou aproximadamente 5 milhões de animais em todo o território paulista



O Governo de São Paulo encerrou a última campanha de vacinação contra a febre aftosa com 100% de cobertura do rebanho de bovinos e bubalinos, o equivalente a cerca de 5 milhões de animais com até 24 meses de idade. O sucesso da imunização encerrada em novembro foi confirmada nesta sexta-feira (12), com a divulgação de dados da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

“Alcançar um resultado como este é o resultado da dedicação e comprometimento que a Defesa Agropecuária tem com o agronegócio. Isto faz parte da nossa missão. Ao longo dos anos, avançamos em busca do aprimoramento do trabalho, preparando a cada vacinação uma próxima campanha ainda melhor para que pudéssemos nos sentir seguros para um novo desafio, que é o de manter o cadastro do rebanho e a vigilância ativa sem a necessidade da vacinação contra a doença, protegendo o rebanho paulista de doenças”, disse Luiz Henrique Barrochelo, médico-veterinário e coordenador da CDA.

Com a cobertura vacinal de 100% contra a aftosa, São Paulo vai adotar diferentes medidas para manter a sanidade do rebanho pecuário, em ações conjuntas entre os órgãos públicos e o setor pecuarista.

“A vigilância será um dos principais métodos para prevenção da doença e também para detecção precoce no caso de reintrodução da enfermidade”, afirmou Breno Welter, médico-veterinário e gerente do programa estadual de erradicação da febre aftosa.

Assim, não haverá novas campanhas de vacinação contra a aftosa em São Paulo neste ano. Nos meses de maio e novembro, os pecuaristas paulistas deverão fazer a declaração dos rebanhos de bovídeos, além de especificar os animais de outras espécies existentes em cada propriedade, como equídeos – equinos, asininos e muares –, suínos, ovinos, caprinos e aves.

Entre março a maio, a Defesa Agropecuária vai promover um inquérito soroepidemiológico para comprovar a ausência de circulação do vírus causador da febre aftosa no estado. O levantamento é parte dos requisitos que a Organização Mundial de Saúde Animal exige para validar o reconhecimento internacional como área livre sem vacinação.

A meta do Ministério da Agricultura e Pecuária é que o Brasil se torne totalmente livre de febre aftosa até 2026, sem necessidade de vacinação. A partir de maio, o país deverá restringir a movimentação de animais e produtos entre os estados autorizados a suspender a vacinação e as unidades federativas com campanhas obrigatórias de imunização dos rebanhos.

A vacinação será mantida nos estados de Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e parte do Amazonas. Para o reconhecimento de zona livre de aftosa, a Organização Mundial de Saúde Animal exige a suspensão da vacinação contra a doença por pelo menos 12 meses.

4 comentários em “SP vacina 100% do rebanho estadual contra a febre aftosa”

  1. Hello there! Do you know if they make any plugins to
    help with Search Engine Optimization? I’m trying to
    get my website to rank for some targeted keywords but I’m not seeing
    very good success. If you know of any please share.
    Appreciate it! I saw similar art here: Eco product

  2. Howdy! Do you know if they make any plugins to assist
    with SEO? I’m trying to get my website to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very
    good success. If you know of any please share.

    Many thanks! You can read similar article here: Code of destiny

  3. I am extremely impressed along with your writing skills as smartly as with the layout on your weblog. Is that this a paid subject matter or did you modify it your self? Either way stay up the nice high quality writing, it is uncommon to peer a great blog like this one nowadays. I like superinteressantes.com.br ! Mine is: Instagram Auto comment

  4. I am really inspired together with your writing talents as neatly as with the format on your weblog. Is this a paid subject or did you modify it your self? Either way stay up the nice quality writing, it is uncommon to look a nice blog like this one nowadays. I like superinteressantes.com.br ! It is my: Stan Store alternatives

Deixe um comentário