Agência Minas Gerais | Governo de Minas apresenta, na França, avanços na indústria do aço e concreto para uma economia sustentável

A experiência de Minas Gerais com a indústria do aço e do concreto para uma economia verde foi apresentada, nesta quinta-feira (7/3), a líderes governamentais locais e regionais, no 1º Fórum Global da Construção e do Clima, em Paris, na França. 

Com foco nas ações de descarbonização na indústria, o Governo de Minas abordou as ações e metas estabelecidas no estado para diferentes setores produtivos no alcance das construções sustentáveis. Um dos destaques é o Minas Recicla Energia, projeto estadual inédito que promove a obtenção de energia para a produção de cimento por meio das sobras da triagem da coleta seletiva. 

Neste primeiro dia do fórum, do qual Minas participa a convite do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o vice-governador Professor Mateus, e a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, estiveram na abertura do evento e levaram para as mesas temáticas de discussão alguns dos avanços em andamento, além de planos já executados no estado, com foco no compromisso global de neutralizar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.

Matheus Fonseca

O Estado é o primeiro da América Latina e do Caribe a aderir à campanha internacional Race to Zero. 

O vice-governador mineiro participou como palestrante das discussões internacionais e abordou a importância de as características regionais serem abordadas nessas mesas de discussão, uma vez que uma visão mais ampla de um país não permite o entendimento da especificidade local de determinada região. 

“Somos muito felizes por fazermos parte do Race To Zero e nossas ações têm funcionado bem em nossas cidades, mas é importante, no cenário internacional, que as características locais sejam levadas em conta”, enfatiza” Professor Mateus, para quem é extremamente importante que as administrações locais estejam no foco dessa discussão. Ele lembra, por exemplo, as especificidades de Minas na produção de ferro com energia renovável.

A comitiva mineira também tem a presença do secretário-geral de Estado, Marcel Beghini.

Destaques

Considerado um dos setores com maior impacto ambiental, a indústria da construção está no centro das discussões do Fórum por representar uma preocupação dos governantes com as crescentes edificações urbanas. A alta na procura por edifícios, aliada às crises habitacional e energética, ressalta a necessidade de ação local, já que a indústria da construção é apontada como uma das que mais impactam o meio ambiente. 

“Durante a abertura do Fórum, foi abordado, de maneira ampla, o avanço sobre este tema, especialmente considerando que os principais materiais da construção civil, como o cimento e o aço, são muito importantes para uma política de descarbonização, além do uso da energia nas construções”, relata a secretária Marília Melo. 

Um dos destaques foi o projeto Minas Recicla Energia, que reduz a quantidade de utilização de combustíveis fósseis para processamento do cimento, utilizando em contrapartida resíduos sólidos, e gerando energia. 

O projeto é considerado o símbolo de uma nova era na gestão mineira de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), e pioneiro na temática de Coprocessamento por meio do Combustível Derivado de Resíduos Sólidos Urbanos (CDRU). Nesse processo, a sobra das coletas seletivas, feitas pelas associações de catadores de material reciclável, são transformadas em combustível para a produção de cimento, evitando a disposição em aterro.

“Além disso, temos a energia limpa na produção do aço no estado. O que apresentamos foi um grande diferencial de Minas Gerais, um estado que tem a maior área de floresta plantada, o que contribui para a captura da emissão de gases de efeito estufa”, explica a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas.

Conforme consta no Portfólio de Casos de Sucesso do Estado de Minas Gerais, lançado em dezembro de 2023, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), há iniciativas de empresas produtoras de aço voltadas para o uso da sucata, uma importante matéria-prima para a produção de aço, chegando a até 71% de aço produzido a partir desse material.  

Outro destaque enquanto caso de sucesso, na produção de ferro gusa, foi a compensação de emissões a partir do plantio de mudas para a restauração de áreas.

Matheus Fonseca

Fórum     

Os governos da França e do Marrocos, juntamente ao Pnuma, lançaram na COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o Buildings Breakthrough (Avanços no Setor de Construção, em inglês). O objetivo é fomentar a descarbonização do setor de construções, de modo a alcançar a neutralidade de emissões líquidas de gases de efeito estufa no setor, bem como impulsionar a construção e a reforma de edifícios para que se tornem resilientes aos eventos climáticos extremos até 2030.

Para tanto, foi idealizado o 1º Fórum Global da Construção e do Clima, coorganizado por França e Pnuma, com o apoio da Aliança Global para a Construção (GlobalABC). 

O fórum está sendo realizado nos dias 7 e 8/3, em Paris, e teve Minas Gerais como o único estado subnacional brasileiro a estar no evento, e um dos três originários da América Latina, sendo outros dois do México. 

Nesta sexta-feira (8/3), o Governo de Minas participa da mesa Trajetórias para as Novas Edificações, a convite dos ministérios franceses da Transição Ecológica e Coesão Territorial e da Transição Energética. 

Serão abordadas as ações de governo e iniciativas privadas que podem impulsionar a neutralidade de carbono no setor por meio da inovação tecnológica e da eficiência energética.

5 comentários em “Agência Minas Gerais | Governo de Minas apresenta, na França, avanços na indústria do aço e concreto para uma economia sustentável”

  1. This means the elimination of grains (especially gluten), sugar,
    alcohol, allergenic meals, trans fats, aspartame, chemical substances,
    caffeine, and toxic heavy metals. Eradicating
    excess iron from the system is especially important in lowering inflammation. If you
    might be looking for an various to methylprednisolone and are averse to an injectable
    biologic, oral Xeljanz XR might work. Xeljanz XR may not be
    the primary line, however it could presumably be a viable possibility for battling inflammatory
    bowel illness or arthritis. Biologic brokers have revolutionized medication; a few of their first makes use
    of have been for autoimmune conditions. In an intravenous infusion,
    the drug blocks the inflammatory mediator referred to as tumor necrosis factor (TNF).

    Fortunately, supplements exist to reinforce the exercise course
    of and make it more probably that we’ll get a constructive result out of our
    exercise routine. Many of us will have planned to get a slimmer, more toned body in some unspecified time in the future.
    And it takes a lot of dedication to get that dream body we’ve at all times wanted.

    If you wish to bulk up, or gain weight, Muscle Labs USA authorized dianabol alterative is
    the supplement you wish to use.
    Anavar is a milder anabolic Steroid article steroid that is much
    less more doubtless to trigger unwanted facet effects.
    It is also much less prone to cause water retention,
    which can be helpful for slicing. Nonetheless,
    Anavar isn’t as potent as Anadrol, and it is most likely
    not as effective for constructing muscle. This is a plant sterol with an analogous construction to ldl cholesterol, and
    certainly one of its properties is to increase testosterone levels
    by blocking the enzymes that convert it into
    estrogen.
    Complementary therapies, such as acupuncture or respiratory exercises, may assist alleviate symptoms and assist total bronchial
    asthma administration when used alongside inhalers.

    Additionally, making lifestyle changes such as maintaining a wholesome weight, quitting smoking, and figuring out and avoiding triggers
    can cut back the necessity for inhalers. The use of over-the-counter bronchial asthma inhalers offers a
    number of advantages. Firstly, they provide instant relief for people experiencing sudden asthma symptoms and could be
    obtained quickly without the need for a doctor’s appointment or prescription. Additionally, over-the-counter inhalers can be a extra inexpensive choice for these without insurance coverage protection or going
    through high prescription prices.
    You won’t find any hidden hormones or dangerous substances of
    their formulas. Prolonged restoration instances between classes slow down workout frequency and depth, additional
    limiting muscle development. For many, delayed-onset muscle
    soreness (DOMS) and lack of correct muscle repair are major roadblocks.
    Tren-Max from CrazyBulk was created as a pure alternative for
    Trenbolone, which was in style in the Nineties among bodybuilders.

    However, Trenbolone is now banned in plenty of nations due to security issues.
    In 2001, the World Anti-Doping Company prohibited its use in sports, and folks now
    prefer safer alternatives like Tren-Max from CrazyBulk.
    Testo Prime is highlighted as a comprehensive method designed
    to optimize the body’s personal testosterone production naturally.
    But this is the real fantastic factor about HyperGH14x – it’s not only for young bodybuilders looking to get lean muscle positive
    aspects. One of probably the most spectacular issues about HyperGH14x is how shortly users start
    to notice results.
    Our offices are handy to Ballantyne, Southpark, Uptown, Belmont, Gastonia,
    Denver and Kings Mountain. Our physicians are all
    double board licensed in anesthesiology and ache administration. Lotions are much less occlusive than ointments,
    and lotions are less occlusive than creams. They are thick and lubricating
    and are useful for dry or hyperkeratotic lesions on smooth, nonhairy pores
    and skin. Ointments are occlusive and leave a residue on the pores
    and skin after utility.
    Therefore, ensuring that people with asthma have access to the proper inhaler and are
    educated about correct inhaler approach is crucial in maintaining their total well-being.
    In Accordance to a current survey performed by the Nationwide Bronchial Asthma
    Council, 82% of people with asthma reported
    utilizing inhalers as their main method of managing their signs.

    Xhance (fluticasone propionate) is a corticosteroid
    nasal spray with a novel exhalation delivery … Older
    guys aren’t the one ones who experience low testosterone (16).

    Young males in their 20s, and even some in their teenagers,
    often fail to produce sufficient quantities of testosterone.

Deixe um comentário