Governo de SP inaugura República Jovem em Arujá





Serviço oferece moradia subsidiada a jovens em situação de vulnerabilidade; tempo de permanência no local poderá chegar a três anos



A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS) inaugurou na quarta-feira (7) a República Jovem em Arujá, na região metropolitana de São Paulo. O serviço é voltado para apoiar e acolher jovens, a partir dos 18 anos, recém-saídos de Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA). A inauguração contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Social Gilberto Nascimento, além de autoridades locais e alguns prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê.

A República Jovem oferecerá moradia subsidiada aos jovens em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados e sem condições de sustento próprio. Os encaminhamentos serão feitos pela gestão municipal.

“Esse serviço é de extrema importância para aqueles jovens que chegam aos 18 anos e não podem mais permanecer nos abrigos. Muitas vezes, não têm para onde ir e podem até acabar nas ruas. É um apoio necessário em uma fase de incertezas para aqueles que já enfrentaram, desde muito cedo, alguma forma de tragédia familiar”, refletiu Gilberto.

Projeto de vida

Além de moradia e alimentação, o atendimento deve apoiar a qualificação, a inserção profissional e a construção de projeto de vida. Os próprios jovens serão responsáveis pela limpeza e arrumação da casa, preparação da comida, cuidado com suas roupas e todas as atividades normais do dia a dia.

O local contará com a permanência constante de um tutor, além de assistentes sociais. O objetivo é fornecer apoio psicossocial aos assistidos e encaminhá-los para outros serviços, programas e benefícios da rede socioassistencial e das demais políticas públicas quando for o caso.

O tempo de permanência dos jovens no local poderá chegar a três anos, dos 18 aos 21 anos, podendo ser prorrogado, após avaliação, em razão do projeto individual formulado em conjunto com o profissional de referência.

A República Jovem de Arujá atenderá, além do município, as cidades de Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Poá, Santa Isabel e Suzano. A unidade receberá seis acolhidos. O valor anual de investimento foi de R$ 300 mil.

A SEDS está fomentando a implantação desse importante serviço no estado. A meta é chegar até o final de 2024 com pelo menos 10 novos serviços instalados. “Nossa Coordenadoria de Ação Social está ofertando apoio técnico, discutindo e orientando as diretorias regionais e municípios para que esses serviços saiam do papel e amplie a proteção aos nossos jovens”, finalizou Nascimento.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

4 comentários em “Governo de SP inaugura República Jovem em Arujá”

  1. Hi! Do you know if they make any plugins to help with
    Search Engine Optimization? I’m trying to get my website to rank
    for some targeted keywords but I’m not seeing very good gains.
    If you know of any please share. Kudos! I saw similar text here:
    Warm blankets

  2. Hello there! Do you know if they make any plugins to
    assist with SEO? I’m trying to get my site to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.
    If you know of any please share. Kudos! You can read similar art here: Change your life

  3. I am really impressed with your writing skills as neatly as with the format to your blog. Is that this a paid topic or did you customize it yourself? Anyway keep up the nice high quality writing, it is uncommon to look a great blog like this one nowadays. I like superinteressantes.com.br ! It is my: HeyGen

  4. I am really impressed along with your writing skills and also with the format for your blog. Is that this a paid theme or did you modify it your self? Anyway keep up the nice quality writing, it’s uncommon to look a nice blog like this one these days. I like superinteressantes.com.br ! My is: Fiverr Affiliate

Deixe um comentário