Agência Minas Gerais | Fhemig abre credenciamento de médicos em diversas cidades do estado

Renato Cobucci / Fhemig


Unidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), na capital, na região metropolitana e no interior do estado, recebem inscrições para credenciamento de médicos a partir da próxima terça-feira (2/1). Podem se credenciar pessoas físicas e jurídicas (com sociedade unipessoal). Os profissionais interessados têm até o dia 11/1 para se inscreverem pelo site da Fhemig, por meio de formulário simplificado, ou presencialmente, na unidade escolhida para atuação.

Neste novo ciclo de inscrições, o Hospital Regional João Penido (HRJP), em Juiz de Fora, passa a integrar a lista de unidades que contam com essa solução para complementação de escalas médicas. O Complexo Hospitalar de Barbacena (Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo e Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena) e a Maternidade Odete Valadares, na capital, tiveram a publicação dos novos editais, com inclusão de especialidades.

As demais unidades permanecem com o credenciamento habitual realizado durante os ciclos de inscrições abertos neste ano. São elas: os Complexos de Especialidades (hospitais Alberto Cavalcanti e Júlia Kubitschek) e de Urgência e Emergência (hospitais João XXIII, Infantil João Paulo II e Maria Amélia Lins), em Belo Horizonte; a Casa de Saúde Santa Izabel (CSSI), em Betim; a Casa de Saúde São Francisco de Assis (CSSFA), em Bambuí; e o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas.

Os médicos credenciados serão chamados, quando necessário, para prestar o plantão de 12 horas, de modo autônomo e eventual, para suprir a escala e assegurar a assistência hospitalar nas unidades.

O valor de referência para o plantão de 12 horas é de R$ 1,5 mil e de R$ 2 mil em feriados de Carnaval, Semana Santa, Natal e Ano Novo.

Especialidades

Podem se inscrever médicos generalistas, com cadastro regular no Conselho Regional de Medicina (CRM), ou especialistas em clínica médica, anestesiologia, neurocirurgia, medicina de urgência, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, ortopedia e traumatologia, psiquiatria, pediatria, cirurgia plástica, radiologia, cirurgia vascular e medicina intensiva, além de médicos com experiência comprovada em terapia intensiva adulto, plantão de urgência/emergência ou enfermaria de pacientes complexos; sendo possível, ainda, para algumas especialidades, o credenciamento de médicos com 75% da especialização concluída.

Plantões

A Fhemig não tem medido esforços para manter completas as escalas médicas em suas unidades. Implementado em 2022, o credenciamento possui caráter subsidiário. Processos seletivos simplificados continuam a ser publicados conforme demanda das unidades. Além disso, a Fundação realizou, em setembro, seu concurso público, que ofereceu mais de 1.800 vagas, sendo 557 para médicos.

Mais informações sobre o credenciamento de médicos estão disponíveis neste link. 

Deixe um comentário