Defesa Civil de Sorocaba participa de simulado para testar alcance e qualidade da transmissão de radioamadores no Estado de São Paulo

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Sorocaba, órgão vinculado à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) da Prefeitura de Sorocaba, representada pelo secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro, participou, na manhã deste sábado (19), do 1º Simulado Estadual de Radiocomunicação, com diversos integrantes da REER/SP (Rede Estadual de Emergência de Radioamadores de São Paulo).

Realizado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e a REER/SP, o treinamento teve como objetivo unir todo o Estado de São Paulo, por meio dos vários modos de radiocomunicação, além de avaliar o alcance e deixar a tecnologia preparada para atuação em caso de emergências naturais.

A iniciativa é de extrema importância e pode salvar vidas, pois, em algumas emergências, a comunicação somente será possível por meio de radioamadores.

“Participei desse simulado estadual, representando a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Sorocaba e como radioamador cadastrado junto à Casa Militar, com o indicativo PU2XST. Esse simulado é importante, já que os radioamadores auxiliam a Defesa Civil, quando a comunicação é afetada em ocorrências, buscando restabelecer uma linha de comunicação com agilidade e eficiência”, explica o secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Alexandre Caixeiro.

Com 46 anos de existência, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Sorocaba atua na proteção da população, em ações emergenciais, assim como preventivas e educacionais. Somente no primeiro semestres de 2023, a unidade realizou mais de 900 atendimentos locais. O telefone do órgão, para situações que demandem urgência, é o 199.

 

Deixe um comentário