Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania
Colaboração da estagiária Sara Borato
Conflitos, alianças, troca de correios diplomáticos e protagonismo marcaram a Simulação para os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de São José dos Campos, que chegou ao fim nesta quinta-feira (10). Foram três dias de discussões, interação e aprendizado entre os 110 estudantes de 45 escolas, parceiros do colégio Embraer e professores semeadores.
Durante os debates, os alunos atuaram como negociadores, diplomatas e jornalistas em conferências e reuniões internacionais fictícias baseadas em questões de importante relevância no contexto mundial. A inclusão também esteve presente durante as sessões, que tiveram intérprete de libras.
Na cerimônia de encerramento, o teatro do Cefe (Centro de Formação do Educador) ficou cheio com clima de festa. Enzo Machado, da Emefi Vera Lúcia Carnevalli Barreto (Santana), foi homenageado como destaque entre os estudantes e compartilhou sua experiência.
“Nosso coração transbordou de alegria ao ver o trabalho de meses se materializando em cada comitê e na atuação da imprensa. Ver o envolvimento e o protagonismo dos estudantes em cada detalhe, nos dá a certeza de que tudo valeu a pena. Estamos muito orgulhosos”, disse a orientadora de ensino de Geografia, Michelle Filipini, da equipe de organização do evento.
“Nesses dias de Simulação pudemos ver na prática um pouquinho do que nossos alunos são capazes. Autonomia, capacidade de argumentação, superação, união, pudemos acompanhar nossos alunos mostrando todas as suas habilidades para a resolução de problemas e tomadas de decisões com os professores, que são nossos grandes parceiros”, afirmou Celso Luiz Terzetti Filho, orientador de ensino de História, também na organização do evento.
Os professores semeadores foram essenciais nos meses de preparação nas salas de aula e durante os debates com orientações. “A Sief é uma oportunidade ímpar na vida de um estudante. Participar deste processo de transformação dos nossos alunos e poder contribuir com isso, é o que nos torna professores”, afirmou Giovanni Alves da Silva, da Emefi Maria Ofélia Veneziani Pedrosa (Jd. Pôr do Sol).
“A Sief foi uma grande oportunidade de rever amigos de outras escolas e discutir assuntos importantes, ligados às Nações Unidas. Obrigada!”, destacou Isabelly Tavares, do 9º ano da Emefi Sebastiana Cobra (Jd. das Indústrias).
“Uma ótima experiência que pode ajudar em minha futura profissão, a Sief foi muito boa”, concluiu Davi Gabriel, do 8º ano também da Emefi Sebastiana Cobra.
Notícias, fotos e vídeos de cobertura do evento podem ser conferidos no Instagram da Sief.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania