Nova Iguaçu levará 90 artesãos da Fenig ao maior evento de artesanato da América Latina

Nova Iguaçu levará 90 artesãos da Fenig ao maior evento de artesanato da América Latina




Noventa artesãos iguaçuanos, cadastrados pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), irão à Mega Artesanal, maior evento de artesanato da América Latina, que acontece no fim deste mês na cidade de São Paulo. A Mega será realizada no São Paulo Expo, de 28 de julho a 2 de agosto, mas a caravana da Fenig chegará à capital paulista no dia 31.

Desde o início da atual gestão da Fenig, em 2017, presidida por Miguel Ribeiro, artesãs e artesãos cadastrados pela fundação estiveram presentes em todas as edições da Mega Artesanal, que é realizada há mais de 15 anos e oferece diversas oportunidades para quem gosta e faz arte, artesanato e artes manuais. Além de oficinas e palestras, o público tem acesso a matérias primas e conhece as novidades do setor, com lançamentos e venda de produtos.

“A Fenig mais uma vez estará presente com uma caravana de 90 pessoas que vão fazer intercâmbio com profissionais do Brasil e do exterior, participar de cursos, palestras e oficinas e ainda poderão adquirir materiais para a confecção de suas peças”, destacou o presidente Miguel Ribeiro.

Moradora do bairro Ponto Chic, Bia Calazans, que atuou como coordenadora do artesanato da Fenig, já teve a oportunidade de visitar a Mega Artesanal em duas ocasiões. Prestes a ir ao evento pela terceira vez, a artesã garante que cada edição é uma experiência nova e inesquecível, sendo fundamental para todo artesão que deseja começar ou aperfeiçoar seu artesanato.

“Além da comercialização, a Mega oferece diversas oficinas que nos ajudam a desenvolver novas habilidades. Com técnicas inovadoras dentro de cada área, que possibilitam a expansão do conhecimento, por sua diversidade e aplicação no dia a dia, a Mega apresenta os melhores lançamentos de novos materiais para valorizar ainda mais o trabalho do artesão”, garante Bia, que conheceu o artesanato quando ainda era criança e hoje desenvolve produtos nas técnicas de feltro, amigurumi, bordado em ponto cruz, bordado livre em bastidor e também em folhas naturais.

Já a artesã Jennifer Rebolhedo participará da Mega Artesanal pela primeira vez em 2023. Especialista na arte em sabonetes, ela desenvolve produtos em forma de bichinhos, flores e frutas, e também faz arte com sabonetes líquidos e cremes. Moradora do Km 32, Jennifer se dedica à criação dos produtos por amor à arte da saboaria e em complemento da renda mensal. “Estou indo para comprar matérias-primas. Pretendo também fazer uma oficina na minha área e conhecer o Peter Paiva, que é um ícone na saboaria”, conta.

Todos os 90 artesãos serão levados à São Paulo em dois ônibus custeados pela Fenig. Para participar das próximas edições deste evento e outros que estão por vir, é preciso ser cadastrado pela fundação. Os interessados devem preencher formulário virtual no site da Prefeitura: www.novaiguacu.rj.gov.br/fenig/programadeartesanato/cadastramento ou se inscrever diretamente na sede da FENIG, na rua Governador Portela, n° 812, segundo andar, no Centro de Nova Iguaçu. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Deixe um comentário